terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sobre o projeto...


Projeto Piloto 5º anos

Escola: Escola Municipal Profª Karin Barkemeyer
Endereço: Rua Márcio Luckow, 450 – Vila Nova
Telefone: (47)3439 5267
Diretora: Sueli Nass da Cruz

Responsável pelo Laboratório de Informática Pedagógica e pelo projeto:
Paola Hoffman Schuetzler Gomes

Demais professores envolvidos: 
Elizângela Porfílio, Eliane Maria Pinheiro,Gilmara

A Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer possui, em seu espaço físico, dois Laboratórios de Informática, um patrocinado e mantido pelo Projeto Oi Futuro ( Tonomundo) e outro pela Proinfo.
Na falta de uma sala de aula para uma das turmas de 1º a 5º ano do ensino fundamental do período matutino, nos vimos na necessidade de remanejar os alunos de duas turmas para um dos laboratórios, disponibilizando o espaço para o desenvolvimento de um projeto piloto que vincula a Informática Educacional às aulas em sala de aula.
Pensando em garantir o ensino de qualidade e a viabilidade de um bom rendimento do ensino em sala de aula sem que necessitássemos remanejar todo o nosso espaço físico reformulamos todo o horário dos 5º anos de forma a garantir que todos os alunos dos 5º anos A e B tivessem condições favoráveis e espaço adequado para o desenvolvimento de uma boa aprendizagem.
Segundo Luiz Carlos Z. Dhein a Informática Educacional serve:

como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento” e, nesta linha de pensamento, procuraremos desenvolver com os alunos dos 5º anos atividades planejadas e projetos onde os recursos como softwares , recursos da web 2.0 sejam ferramentas que garantam a melhora da aprendizagem e a construção do conhecimento e sejam agregados a grade curricular.

Sabendo que todos os alunos da escola continuarão tendo contato com a informática educativa no laboratório da Proinfo não encontramos impedimento quanto a esta proposta já que garantiremos o contado com o mundo da Informática Educacional para todos os alunos.
A proposta deste projeto não é a de informatizar a educação e sim, segundo Moisés Pereira Alves :
introduzir a informática como ferramenta de ensino dentro e fora da sala de aula...Para haver um ensino significativo que abranja todos os educandos as aulas precisam ser mais participativas, interativas, envolventes, os alunos devem se tornar “agentes” da construção de seu próprio conhecimento, o professor por sua vez estará utilizando a tecnologia para dinamizar as aulas e orientar os alunos na construção de seu saber”.

Acreditamos que o computador potencializa e melhora da aprendizagem, mas esta ferramenta, por si só, não é o suficiente. Faz-se necessário que a ação pedagógica eficaz e um método adequado e adaptado para que estas aulas aconteçam com eficácia. Sendo assim, os professores e a coordenadora do laboratório farão um trabalho pedagógico direcionado e vinculado ao currículo escolar definindo o que é apropriado dentro dos conteúdos e objetivos.

Avaliação:
Desenvolveremos a prática do diagnóstico quantitativo e qualitativo que nos possibilitará avaliar o projeto e a prática pedagógica. Depois de desenvolvermos em nossos trabalhos a inclusão de projetos e atividades didáticas que foquem os aspectos de aprendizagem a serem desenvolvidos integrando aos recursos disponíveis nas Oficinas Digitais faremos um quadro comparativo entre as turmas do período matutino envolvidas no projeto e a turma do período vespertino que não participou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário