Sobre o projeto...


Projeto Piloto 5º anos

Escola: Escola Municipal Profª Karin Barkemeyer
Endereço: Rua Márcio Luckow, 450 – Vila Nova
Telefone: (47)3439 5267
Diretora: Sueli Nass da Cruz

Responsável pelo Laboratório de Informática Pedagógica e pelo projeto:
Paola Hoffman Schuetzler Gomes

Demais professores envolvidos: 
Eliane Maria Pinheiro e Gilmara 

A Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer possui, em seu espaço físico, dois Laboratórios de Informática, um patrocinado e mantido pelo Projeto Oi Futuro ( Tonomundo) e outro pela Proinfo.

Na falta de uma sala de aula para uma das turmas de 1º a 5º ano do ensino fundamental do período matutino, nos vimos na necessidade de remanejar os alunos de duas turmas para um dos laboratórios, disponibilizando o espaço para o desenvolvimento de um projeto piloto que vincula a Informática Educacional às aulas em sala de aula.

Pensando em garantir o ensino de qualidade e a viabilidade de um bom rendimento do ensino em sala de aula sem que necessitássemos remanejar todo o nosso espaço físico reformulamos todo o horário dos 5º anos de forma a garantir que todos os alunos dos 5º anos A e B tivessem condições favoráveis e espaço adequado para o desenvolvimento de uma boa aprendizagem.

Sabendo que todos os alunos da escola continuarão tendo contato com a informática educativa no laboratório da Proinfo não encontramos impedimento quanto a esta proposta já que garantiremos o contado com o mundo da Informática Educacional para todos os alunos.

Acreditamos que o computador potencializa e melhora da aprendizagem, mas esta ferramenta, por si só, não é o suficiente. Faz-se necessário que a ação pedagógica eficaz e um método adequado e adaptado para que estas aulas aconteçam com eficácia. Sendo assim, os professores e a coordenadora do laboratório farão um trabalho pedagógico direcionado e vinculado ao currículo escolar definindo o que é apropriado dentro dos conteúdos e objetivos.

Avaliação:
Depois de desenvolvermos em nossos trabalhos a inclusão de projetos e atividades didáticas que foquem os aspectos de aprendizagem a serem desenvolvidos integrando aos recursos disponíveis nas Oficinas Digitais faremos uma investigação da prática avaliando de forma quantitativa e qualitativa e possibilitando avaliar o projeto e a prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário