domingo, 26 de fevereiro de 2012

Histórias em Quadrinhos e Biografia (Língua Portuguesa)

Assunto:
Biografia,Criação de histórias em quadrinhos,criação de personagens,descrição de personagens, noções de internet,Características da linguagem das histórias em quadrinhos,Estudo de "balões",Seqüência de diálogos, Temática, Desenho em movimento, Noções de internet e pesquisa.


Objetivos:

  • Levar o aluno a conhecer um outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador;
  • Transformar uma história em quadrinhos em narrativa;
  • Analisar vários tipos de histórias em quadrinhos;
  • Descrever um personagem criado pelo aluno,
  •  Construir uma história em quadrinhos - com os recursos do computador - a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.

Atividades no laboratório:


1) Leitura de sites que contém histórias em quadrinhos:


a) Site do Menino Caranguejo: http://www.meninocaranguejo.com/category/trinhas
    Gibi do Menino Caranguejo: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=9723

b) Site da Revista Recreio: http://recreionline.abril.com.br/fique-ligado/quadrinhos-ben-10
                                         http://recreionline.abril.com.br/busca/?qu=tirinhas


2) Leitura de Gibis na Hora da Leitura ( Biblioteca da Escola)

3) Leitura de tirinhas da Turma da Mônica e escrita da descrição das cenas das tirinhas e Interpretação da seqüência dos quadrinhos,


4) Transformação das tirinhas em narrativa,
Escrevendo uma narrativa com diálogo.


5) Vídeo sobre Linguagem Verbal e Não-Verbal (Análise, nos quadrinhos, destes tipos de linguagens),


Como fazer uma história em quadrinhos??????????
Acesse: Como fazer uma história em quadrinhos em...
e depois, vá até a Oficina de Quadrinhos em: 


6) Estudo dos balões e os tipos de frases,


Alunos analisando os diferentes tipos de balão de fala dos quadrinhos.


Organizando os quadrinhos com uma sequencia lógica dos fatos.


7) Análise de personagens e cenários,
Análise de tirinhas
8) Formação das tirinhas em quadrinhos.
Inserindo e escrevendo balões de diálogo.

9) Exercitando e brincando com HQ's antes da produção final:

a) Crie a sua HQ no UOL:
http://criancas.uol.com.br/atividades/crie-sua-hq.jhtm

b) Crie sua história com Senninha - Globo:
http://senna.globo.com/senninha/crie_sua_historia.asp

c) Garfield Creator:





Produzindo Tirinhas.




10) Biografia

Vamos conhecer a biografia de Maurício de Souza...





Agora vamos verificar a ortografia online.. corretor.dicionariorapido.com.br/





Para professores:
http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno12-11.html

Por: Profª Paola Hoffmann S. Gomes

2 comentários:

  1. adoro ir na sala informatizada na escola aprendo muitas coisa e até brincado

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito interessante esse site!É muito legal ir nele!Sempre vou aqui na minha casa!Parabens professora Paola Hoffmann.

    ResponderExcluir