quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sistema Circulatório


1) Assistindo vídeos sobre o assunto...



2) Vamos viajar pelo Sistema Circulatório em 3D ? E pelo Coração?


a) Acesse http://www.healthline.com/human-body-maps/circulatory-system/male e confira e sistema circulatório.
Também acesse http://zygotebody.com/#nav=0.6,125.8,74.44 para viajar pelo corpo.(http://zygotebody.com/)

b) Acesse http://www.healthline.com/human-body-maps/heart e conheça o coração!

3) O Sistema Circulatório
  • Sistema Cardiovascular
Responsável pelo transporte de substâncias pelo corpo, o sistema cardiovascular é composto, basicamente, pelo coração, artérias e veias. Vejamos cada um deles:
  1. Artérias: levam o sangue bombeado pelo coração para as diversas áreas do corpo. A pressão arterial é bem alta.
  2. Veias: trazem o sangue para o coração. A pressão 'venal' é bem pequena se comparada à arterial.
  3. Coração: é a bomba do corpo, responsável por bombear o sangue rico em oxigênio que vem do pulmão para o corpo e por puxar o sangue rico em gáscarbônico do corpo para o pulmão (para sofrer hematose).
O coração é um músculo involuntário que não recebe ordens elétricas do cérebro; ele já tem um controle próprio, o que evita problemas se houver panes no sistema nervoso. O controle próprio a que me refiro é o conjunto de nervos (nódulo) localizado ao redor do coração que mantém o batimento constante chamado marca-passo (ou nódulo sino-atrial, acima do átrio direito). A única coisa que o sistema nervoso controla é a aceleração (taquicardia - SNPA simpático) ou desaceleração (bradicardia - SNPA parassimpático) dos batimentos. Falando neles, os batimentos consistem em dois movimentos: a sístole (contração - "empurra" o sangue) e a diástole (relaxamento - "puxa" o sangue).

 
  • As partes do coração:
  1. Átrios: câmaras de entrada, por onde chega o sangue. O átrio direito recebe o sangue venoso (rico em CO2) do corpo (trazido pelas veias cavas); o átrio esquerdo recebe o sangue arterial (rico em O2) que vem do pulmão.
  2. Ventrículos: câmaras de saída, por onde o sangue é bombeado. O ventrículo direito bombeia o sangue venal recém-chegado do corpo para o pulmão pela artéria pulmonar; o ventrículo esquerdo bombeia o sangue arterial para o corpo pela artéria Aorta (que é subdividida em outras artérias como a coronária).

  • As circulações 
Nos seres humanos, temos circulação dupla, o que significa que o sangue passa por dois ciclos no corpo: um ciclo menor (pequena circulação) e outro maior (grande circulação). 
  1. Pequena circulação (20% do sangue, pressão alta): o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que leva o sangue para o pulmão, aonde ele passa pelos processos de hematose e volta, rico em oxigênio, pelas veias pulmonares para o átrio esquerdo.
  2. Grande circulação (80% do sangue, pressão baixa): vem do átrio esquerdo o sangue que, rico em O2, é bombeado pelo ventrículo esquerdo para a artéria aorta e suas ramificações, que irrigam os tecidos, aonde ocorre a hematose (O2 passa para os tecidos e CO2 passa para o sangue). O sangue volta, então, rico em CO2, pelas veias cavas até o átrio direito.
Cuidado ao diferenciar os tipos de sangue:
  1. Sangue venoso: rico em CO2 e pobre em O2. Não é necessariamente carregado por veias (exemplo: a artéria pulmonar carrega sangue venoso do coração ao pulmão).
  2. Sangue arterial: rico em O2 e pobre em CO2. Não é necessariamente conduzido por artérias (exemplo: as veias pulmonares carregam sangue arterial dos pulmões ao coração).
Percurso do sangue: Coração - artérias - arteríolas - capilares - vênulas - veias (a pressão diminui durante o processo devido ao bombeamento do sangue e às espessuras dos vasos).

Fonte: FÉLIX, Matheus. O Sistema Respiratório e Cardiovascular. Blog Resumos 3] Ano Galois. Disponível em: <http://resumosgalois.blogspot.com.br/2009/05/sistemas-respiratorio-e-cardiovascular.html> Acesso em: 25/09/2012.

4) Vamos testar os nossos conhecimentos sobre o sistema circulatório?
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário