2) Vamos entrar no site oficial e o museu do artista...
a) O Museu de Cândido Portinari:
" Localizada na cidade de Brodowski, no interior de São Paulo, a casa onde o pintor Cândido Portinari nasceu e passou parte de sua vida abriga hoje o Museu Casa de Portinari." Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=NagXO2UmbSU&feature=related
c)Vamos ao blog oficial ! O projeto do blog visa ao conhecimento da vida e obra de Portinari, através do estudo de alguns trabalhos e de atividades de artes relacionadas a eles. http://www.portinari.org.br/candinho/index.htm
3) Agora é a hora de lermos sobre sua vida e obra e anotarmos o que achamos mais importante!
Responsável pelo transporte de substâncias pelo corpo, o sistema cardiovascular é composto, basicamente, pelo coração, artérias e veias. Vejamos cada um deles:
Artérias: levam o sangue bombeado pelo coração para as diversas áreas do corpo. A pressão arterial é bem alta.
Veias: trazem o sangue para o coração. A pressão 'venal' é bem pequena se comparada à arterial.
Coração: é a bomba do corpo, responsável por bombear o sangue rico em oxigênio que vem do pulmão para o corpo e por puxar o sangue rico em gáscarbônico do corpo para o pulmão (para sofrer hematose).
O coração é um músculo involuntário que não recebe ordens elétricas do cérebro; ele já tem um controle próprio, o que evita problemas se houver panes no sistema nervoso. O controle próprio a que me refiro é o conjunto de nervos (nódulo) localizado ao redor do coração que mantém o batimento constante chamado marca-passo (ou nódulo sino-atrial, acima do átrio direito). A única coisa que o sistema nervoso controla é a aceleração (taquicardia - SNPA simpático) ou desaceleração (bradicardia - SNPA parassimpático) dos batimentos. Falando neles, os batimentos consistem em dois movimentos: a sístole (contração - "empurra" o sangue) e a diástole (relaxamento - "puxa" o sangue).
As partes do coração:
Átrios: câmaras de entrada, por onde chega o sangue. O átrio direito recebe o sangue venoso (rico em CO2) do corpo (trazido pelas veias cavas); o átrio esquerdo recebe o sangue arterial (rico em O2) que vem do pulmão.
Ventrículos: câmaras de saída, por onde o sangue é bombeado. O ventrículo direito bombeia o sangue venal recém-chegado do corpo para o pulmão pela artéria pulmonar; o ventrículo esquerdo bombeia o sangue arterial para o corpo pela artéria Aorta (que é subdividida em outras artérias como a coronária).
As circulações
Nos seres humanos, temos circulação dupla, o que significa que o sangue passa por dois ciclos no corpo: um ciclo menor (pequena circulação) e outro maior (grande circulação).
Pequena circulação (20% do sangue, pressão alta): o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que leva o sangue para o pulmão, aonde ele passa pelos processos de hematose e volta, rico em oxigênio, pelas veias pulmonares para o átrio esquerdo.
Grande circulação (80% do sangue, pressão baixa): vem do átrio esquerdo o sangue que, rico em O2, é bombeado pelo ventrículo esquerdo para a artéria aorta e suas ramificações, que irrigam os tecidos, aonde ocorre a hematose (O2 passa para os tecidos e CO2 passa para o sangue). O sangue volta, então, rico em CO2, pelas veias cavas até o átrio direito.
Cuidado ao diferenciar os tipos de sangue:
Sangue venoso: rico em CO2 e pobre em O2. Não é necessariamente carregado por veias (exemplo: a artéria pulmonar carrega sangue venoso do coração ao pulmão).
Sangue arterial: rico em O2 e pobre em CO2. Não é necessariamente conduzido por artérias (exemplo: as veias pulmonares carregam sangue arterial dos pulmões ao coração).
Percurso do sangue: Coração - artérias - arteríolas - capilares - vênulas - veias (a pressão diminui durante o processo devido ao bombeamento do sangue e às espessuras dos vasos). Fonte: FÉLIX, Matheus. O Sistema Respiratório e Cardiovascular. Blog Resumos 3] Ano Galois. Disponível em: <http://resumosgalois.blogspot.com.br/2009/05/sistemas-respiratorio-e-cardiovascular.html> Acesso em: 25/09/2012.
Revisar
os sinais de pontuação e seus efeitos na construção dos sentidos do texto e reconhecer e empregar os sinais de pontuação de
acordo com a intenção.
Entender as principais regras da reforma ortográfica
1) Vamos exercitar o uso da pontuação nas atividades abaixo...
"O objetivo deste OA é levar o usuário a refletir sobre a importância do bom uso da pontuação. Ele deve analisar a mensagem que deseja transmitir e pontuar a frase de acordo com o sentido que ele queira dar a ela. Ao final da atividade, com o resultado da sua pontuação comparado com o que ele esperava conseguir, ele deverá ser capaz de entender como usar melhor a vírgula."
3) Você sabe estudar? Você sabia que podemos aprender a estudar e aprimorar o nosso conhecimento?
A professora vai falar um pouquinho com vocês sobre Hábitos de Estudos...
b) Área, volume e forma... As Coisas tem Área, Volume e Forma: Nesta décima quarta teleaula você estudará como calcular a área de algumas figuras, como o quadrado e o retângulo. Verá que é possível transformar outras figuras através de cortes precisos em retângulos e, daí, calcular sua área. Além disso, de modo análogo ao estudo das áreas, conhecerá o cubo unitário, de 1 litro, de 1 metro cúbico e o volume do paralelepípedo.