terça-feira, 7 de agosto de 2012

A Fábula do Cabra Cabrez

Objetivos 
Perceber as características e a estrutura do gênero fábula

Conteúdos específicos 
- Elementos da narrativa,
- Estrutura da narrativa,
- Leitura de uma fábula de suspense,
-Vídeos de diferentes versões da mesma fábula.



1) A professora Eliane Moraes contará agora o conto Cabra Cabrez ...

3) Vamos assistir a animação Cabra Cabrez e prestar atenção nestas novas versões da história ... Quais foram as diferenças que você percebeu? 






4) Todo conto é uma narrativa e " deve elucidar os acontecimentos, respondendo às seguintes perguntas essenciais:


"O QUÊ? - o(s) fato(s) que determina(m) a história;
QUEM? - a personagem ou personagens;
COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos;
ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrência
QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos;
POR QUÊ? - a causa do acontecimento "

5) Vamos ler o texto abaixo no editor de textos e destacar os pontos da estrutura da fábula Cabra Cabrez.

Certa vez um coelhinho muito branquinho, muito branquinho, acordou, se espreguiçou e disse cheio de alegria:
- Que lindo dia ! Que lindo dia ! Vou colher umas cenouras para fazer o meu caldinho.
E assim dizendo ele saiu correndo.Por onde ele passava a bicharada alegre perguntava:
- Onde vais com tanta pressa,coelhinho bonitinho?
- Vou colher umas cenouras pra fazer o meu caldinho!
E assim, tempos depois, o coelho voltou todo feliz carregado de cenouras até a ponta do nariz.Mas quando tentou entrar em sua toquinha...Vejam só o que encontrou:
- Beeé, Beeé.
Bem lá no fundo brilhando estavam dois grandes olhos espiando para fora muito espantados.
- Beeé, Beeé.Era o Cabra Cabrez, que lá estava de olhos arregalados.
- EU SOU O CABRA CABREZ VAI EMBORA COELHINHO, QUE DE UM EU FAÇO TRÊS.
- Aí, que susto, que perigo e agora ? Como é que eu vou entrar na minha toquinha ? Ahh, já sei, vou chamar um amigo para me ajudar.
O coelhinho muito aflito chamou o Cabrito e o Cabrito foi chegando e foi berrando:
- Meeé, Meeé !Mas, o Cabra Cabrez, nem se assustou e ainda berrou:
- EU SOU O CABRA CABREZ VAI EMBORA CABRITINHO, QUE DE UM EU FAÇO TRÊS.
E o Cabritinho saiu correndo, tremendo, tremendo, de medo.Mas, o Coelhinho não desanimou, ele foi bem devagarinho e chamou o Boi. O Boizinho veio e mugiu, mugiu:
- Muuú, Muuú !Mas, o Cabra Cabrez nem ouviu e ainda berrou:
- EU SOU O CABRA CABREZ VAI EMBORA SEU BOIZINHO, QUE DE UM EU FAÇO TRÊS.
E o Boizinho saiu correndo, tremendo, tremendo de medo.Coitado do Coelhinho, muito assustado entrou pelo mato e foi chamar o Gato.E o Gatinho foi chegando e foi miando:
- Miau, Miau !
Mas o Cabra Cabrez nem se assustou e ainda berrou:
- EU SOU O CABRA CABREZ VAI EMBORA SEU GATINHO, QUE DE UM EU FAÇO TRÊS.
E o Gatinho saiu correndo, tremendo, tremendo de medo.E o Coelhinho cada vez mais assustado subiu o morro e chamou o cachorro.E o cachorrinho chegou latiu e latiu:
- Au, Au !
Mas o Cabra Cabrez nem ouviu e ainda berrou:
- EU SOU O CABRA CABREZ VAI EMBORA CACHORRINHO, QUE DE UM EU FAÇO TRÊS.
E o cachorrinho saiu correndo, tremendo, tremendo de medo.
Coitadinho do Coelhinho desanimado começou a chorar:
- Ai, Ai, Ai, eu não posso mais entrar na minha toquinha, ai como eu sou infeliz, como eu sou.
Porém, nesse momento, um mosquitinho bem pequenininho pousou na ponta do seu nariz e fez:
- Zum, Zum ! Não chore coelhinho eu vou tirar o Cabra Cabrez de sua toca.
- Você um mosquitinho, tão pequenininho, não pode ser.
- Pode sim, você vai ver.
E assim dizendo o Mosquitinho foi bem devagarinho e entrou de uma vez lá no fundo do ouvido do Cabra Cabrez e começou a fazer:
- Zum, Zum, Zum!
E o Cabra Cabrez começou a gritar:
- Socorro, Socorro, Socorro ! Estou perdido, que zumzum é esse, que entrou no meu ouvido. Zum, zum, zum.E saiu em disparada pelo meio da estrada.
E assim o Coelhinho todo feliz pode voltar para a sua toquinha carregado de cenouras até a ponta do nariz.
E a noite chegou o Cabritinho:
- Meeé, Meeé, o Boizinho
- Muuú, Muué , o Gatinho
- Miau, Miau , o Cachorrinho
- Au, Au e o Mosquitinho
- Zum, Zum e fizeram a mais bonita festa, que já se viu no meio da floresta.


Fonte:
História detalhada retirada do blog de Andreza Melo Menezes. Disponível em: <http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2008/03/o-cabra-cabrez.html > Acesso em: 2/07/2012


Um comentário: