quarta-feira, 21 de março de 2012

Medidas de Comprimento e de Superfície

Objetivos: 
-Empregar as diferentes unidades padronizadas (centímetro,milímetro, quilômetro) de medidas de comprimento,
-Resolver situações problema que envolvam os conceitos de medidas de comprimento.
- Rever as "Atividades de Geografia"  do blog que utilizam as medidas em escala.
Vamos assistir ao vídeo1 :

Com este vídeo nós aprendemos que...
a) A medida padrão para medir comprimentos é o Metro;
b) Para medir comprimentos menores que o metro usamos o centímetro e o milímetro;
c) Que o milímetro é a unidade mais apropriada para medir pequenas distâncias;
d) Que o quilômetro é a unidade padrão para medir longas distâncias;


Atividade 1:Vamos medir com palmos?
 http://escolovar.org/mat_medidas_palmo1.htm

Atividade 2 : Leitura ...
Sistemas de Medidas 
Um breve histórico das medidas...

     Como fazia o  homem, cerca de 4.000 anos atrás, para medir comprimentos?  
     As unidades de medição  primitivas  estavam  baseadas  em  partes  do  corpo  humano,  que  eram  referências universais, pois ficava fácil chegar-se a uma medida que podia ser verificada por qualquer pessoa.Foi  assim  que  surgiram  medidas  padrão  como  a  polegada,  o  palmo,  o  pé,  a  jarda,  a  braça  e  o  passo. 
     O Antigo Testamento da Bíblia é um dos registros mais antigos da história da humanidade.E  lá,  no  Gênesis,  lê-se  que o Criador  mandou Noé construir uma arca com dimensões muito específicas, medidas em côvados. O côvado era uma medida padrão  da  região  onde  morava  Noé, e é equivalente a três palmos, aproximadamente, 66 cm.
   Em geral, essas unidades eram  baseadas  nas  medidas do  corpo  do  rei,  sendo  que  tais  padrões  deveriam  ser respeitados por todas as pessoas que, naquele reino, fizessem as medições. 
   Há cerca de 4.000 anos, os egípcios usavam, como padrão de medida de comprimento,o cúbio:   distância  do  cotovelo  à  ponta  do  dedo  médio.  Cúbito  é  o  nome  de  um  dos  ossos  do antebraço.
   Como  as  pessoas  têm  tamanhos  diferentes,  o  cúbito  variava  de  uma  pessoa  para  outra, ocasionando  as  maiores  confusões  nos  resultados  nas  medidas.  Para  serem  úteis,  era  necessário que os padrões fossem iguais para todos. 

Fonte: http://dc358.4shared.com/doc/icfqSbJs/preview.html


Atividade 3http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?matematica-medidas.swf

Atividade 4 : Resolvendo problemas matemáticos...





Para saber mais sobre unidades de comprimento acesse http://www.escolakids.com/comprimento.htm

Ideias para professores : 

 "Depois de compreender um pouco sobre os sistemas de medidas chegou a hora de construir um instrumento de medição: o METRO. O objetivo desta aula também é trabalhar com a sequência numérica.
Os alunos devem recortar 10 tiras com 10 cm cada, marcar os centímetros, colorir com cores diferentes e colar. Depois é só completar com a numeração até 100."

Vamos assistir ao vídeo 2:




Fonte: https://sites.google.com/site/amatematicacom/entrar/exercicios-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário