-Empregar as diferentes unidades padronizadas (centímetro,milímetro, quilômetro) de medidas de comprimento,
-Resolver situações problema que envolvam os conceitos de medidas de comprimento.
- Rever as "Atividades de Geografia" do blog que utilizam as medidas em escala.
Vamos assistir ao vídeo1 :
Com este vídeo nós aprendemos que...
a) A medida padrão para medir comprimentos é o Metro;
b) Para medir comprimentos menores que o metro usamos o centímetro e o milímetro;
c) Que o milímetro é a unidade mais apropriada para medir pequenas distâncias;
d) Que o quilômetro é a unidade padrão para medir longas distâncias;
Atividade 1:Vamos medir com palmos?
http://escolovar.org/mat_medidas_palmo1.htm
Atividade 2 : Leitura ...
Sistemas de Medidas
Atividade 2 : Leitura ...
Sistemas de Medidas
Um breve histórico das medidas...
Como fazia o homem, cerca de 4.000 anos atrás, para medir comprimentos?
As unidades de medição primitivas estavam baseadas em partes do corpo humano, que eram referências universais, pois ficava fácil chegar-se a uma medida que podia ser verificada por qualquer pessoa.Foi assim que surgiram medidas padrão como a polegada, o palmo, o pé, a jarda, a braça e o
passo.
O Antigo Testamento da Bíblia é um dos registros mais antigos da história da humanidade.E lá, no Gênesis, lê-se
que o Criador mandou Noé construir uma arca com dimensões muito específicas, medidas em côvados. O côvado era uma medida
padrão da região onde morava Noé, e é equivalente a três palmos, aproximadamente, 66 cm.
Em geral, essas unidades eram baseadas nas medidas do corpo do rei, sendo que tais padrões deveriam ser respeitados por todas as pessoas que, naquele reino, fizessem as medições.
Há cerca de 4.000 anos, os egípcios usavam, como padrão de medida de comprimento,o cúbio:
distância do cotovelo à ponta do dedo médio. Cúbito é o nome de um dos ossos do antebraço.
Como as pessoas têm tamanhos diferentes, o cúbito variava de uma pessoa para outra, ocasionando as maiores confusões nos resultados nas medidas. Para serem úteis, era
necessário que os padrões fossem iguais para todos.
Fonte: http://dc358.4shared.com/doc/icfqSbJs/preview.html
Atividade 3: http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?matematica-medidas.swf
Atividade 4 : Resolvendo problemas matemáticos...
Para saber mais sobre unidades de comprimento acesse http://www.escolakids.com/comprimento.htm
Ideias para professores :
"Depois de compreender um pouco sobre os sistemas de medidas chegou a hora de construir um instrumento de medição: o METRO. O objetivo desta aula também é trabalhar com a sequência numérica.
Os alunos devem recortar 10 tiras com 10 cm cada, marcar os centímetros, colorir com cores diferentes e colar. Depois é só completar com a numeração até 100."
Vamos assistir ao vídeo 2:
Fonte: https://sites.google.com/site/amatematicacom/entrar/exercicios-1
Nenhum comentário:
Postar um comentário