segunda-feira, 30 de julho de 2012

Fábrica de Ideias (Os Novos Inventores)


Objetivo:

  • Conhecer  inventores e a influência das suas invenções nos dias atuais,
  • Projetar e confeccionar uma invenção que possa "mudar o mundo" para melhor,
  • Apresentar o invento na Feira das Ciências da Escola

“ A criatividade pode estar a serviço das pessoas, seja para resolver a degradação do meio ambiente ou ajudar no dia a dia. A dica é focar nas invenções!”

Como um passe de mágica...
E se todos os problemas pudessem desaparecer e todo o mal fosse extinto?
Casas flutuantes...
Máquina de transformar lixo em comida...
Porta que tira a maldade do coração...
Lugar para depositar o mal do mundo...

A cura ao alcance de todos...
Muito do que acontece de ruim no mundo está relacionado às doenças:
...frutas que curam
...balas antidrogas
...acessibilidade
...vacinas
...pílula da felicidade

Tudo Limpo...
Os recursos naturais também são uma preocupação para o mundo...
...caminhão que transforma água poluída em limpa
...peneira gigante para conter a poluição
...transformação do lixo
...sugador de poluição

Futuro...
Imaginar como será o mundo daqui a alguns anos não pode ser uma tarefa fácil...
...Robôs
...Máquinas de ideias / produtos
...Juventude
...Ponte/Túnel do Tempo
...Inteligência

Eu inventaria um...
“ No imaginário de cada um moram as mais incríveis invenções. Sejam para deixar a vida mais fácil ou apenas para dar mais felicidade às pessoas...As ideias movem o mundo!”
...carros a energia solar
...carros que voam
...robôs domésticos
...beijo curador

Agora vamos conhecer alguns inventores e suas invenções...

Acesse...500 anos de muita criatividade

terça-feira, 10 de julho de 2012

O Sistema Respiratório

Objetivos:
  • Ler diferentes textos sobre o sistema respiratório;
  • Compreender a função do sistema respiratório;
  • Listar os principais componentes do sistema respiratório e suas funções;
  • Compreender inspiração e expiração.
Neste espaço vamos estudar o Sistema Respiratório e elaborar perguntas e respostas. Depois, vamos inserir o que registramos em um jogo virtual...

1) Como funciona o sistema respiratório?


2) Desafio: Faça a experiência ...

"Antes mesmo de nascermos até nosso último instante de vida nós respiramos. Esse ato involuntário, que permite a troca gasosa, garante nossa sobrevivência. Mas, como acontecem os movimentos respiratórios? De que maneira o ar entra e sai dos pulmões? Aprenda a fazer nesse experimento um modelo de sistema respiratório utilizando materiais simples como bexigas e garrafa PET."(http://www.pontociencia.org.br)

Acesse o link e veja o passo a passo:

4) Vejam só o resultado da experiência do Iago!!!


5) Faça o Quiz...
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm


domingo, 1 de julho de 2012

O Homem que Calculava

Objetivo:

  • Ler e interpretar os textos do livro " O Homem que Calculava"
  • Conhecer o autor  Júlio César de Mello e Souza;
  • Conhecer a história do escritor ;
  • Visualizar e registrar a fórmula matemática de um dos capítulos.

a) Você conhece Malba Tahan? Vamos saber um pouco sobre ele?

Dê um click no livro abaixo...


b) Agora que você já conhece o autor vamos ler o capítulo I até o VII do livro O Homem que Calculava.

Fonte:

c) Agora vamos assistir ao vídeo para resolver o problema matemático...


d) Vamos rever e resolver os problemas matemáticos do livro em:
https://docs.google.com/open?id=0B43XL_fx2m7zQmNNUXpoMTg0NEU

e) Agora é com vocês! Leiam os outros capítulos e tentem solucioná-los com seus colegas!!!!