terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Sistema Digestório


1)Vamos assistir a alguns vídeos...

Nesta teleaula você verá como é o sistema digestório e de que maneira ele transfoma os alimentos que digerimos em energia para o nosso corpo. Verá também que esse sistema pode sofrer variações de um animal para outro. Além disso, aprenderá quais são os órgãos que produzem sucos digestivos e enzimas, e saberá como os alimentos digeridos chegam às várias partes do corpo.


2) Vamos aprender mais sobre o sistema digestório nos links abaixo:
O Sistema Digestório:

a) http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-digestivo.htm

b) http://www.smartkids.com.br/especiais/sistema-digestorio.html


c)http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/sistema-digestorio.html


d) http://www.escolakids.com/aparelho-digestivo.htm

3) Atividades :



a)) http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/index.htm


b) Vamos perceber por onde passam os alimentos?



c) Os órgãos do sistema digestório:





segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Porcentagem

Objetivo: Calcular porcentagem e perceber a sua utilização no dia a dia.

Vamos aprender sobre porcentagem?



2) Vamos assistir aos vídeos...
Nesta vigésima sétima teleaula você saberá o significado do símbolo de porcentagem e como substituí-lo por um número decimal. Além disso, verá uma representação em gráfico de barras, aprenderá a calcular porcentagens e descobrirá como resolver problemas de aumento de um valor.
Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=vntc&cod=_quantosporcento




3) Neste vídeo vamos revisar a porcentagem simples



40 O Meu Carro Parou...E Agora?
A simulação mostra qual procedimento devemos tomar para verificar se a gasolina estar adulterada.
Acesse a animação em http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_meucarroparou.htm


Aluno...
Você pode aprimorar seus conhecimentos assistindo aos vídeos do site http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=vntc&cod=_amatematicaeodinheiro

terça-feira, 7 de agosto de 2012

A Fábula do Cabra Cabrez

Objetivos 
Perceber as características e a estrutura do gênero fábula

Conteúdos específicos 
- Elementos da narrativa,
- Estrutura da narrativa,
- Leitura de uma fábula de suspense,
-Vídeos de diferentes versões da mesma fábula.



1) A professora Eliane Moraes contará agora o conto Cabra Cabrez ...

3) Vamos assistir a animação Cabra Cabrez e prestar atenção nestas novas versões da história ... Quais foram as diferenças que você percebeu? 






4) Todo conto é uma narrativa e " deve elucidar os acontecimentos, respondendo às seguintes perguntas essenciais:


"O QUÊ? - o(s) fato(s) que determina(m) a história;
QUEM? - a personagem ou personagens;
COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos;
ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrência
QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos;
POR QUÊ? - a causa do acontecimento "

5) Vamos ler o texto abaixo no editor de textos e destacar os pontos da estrutura da fábula Cabra Cabrez.

Certa vez um coelhinho muito branquinho, muito branquinho, acordou, se espreguiçou e disse cheio de alegria:
- Que lindo dia ! Que lindo dia ! Vou colher umas cenouras para fazer o meu caldinho.
E assim dizendo ele saiu correndo.Por onde ele passava a bicharada alegre perguntava:
- Onde vais com tanta pressa,coelhinho bonitinho?
- Vou colher umas cenouras pra fazer o meu caldinho!
E assim, tempos depois, o coelho voltou todo feliz carregado de cenouras até a ponta do nariz.Mas quando tentou entrar em sua toquinha...Vejam só o que encontrou:
- Beeé, Beeé.
Bem lá no fundo brilhando estavam dois grandes olhos espiando para fora muito espantados.
- Beeé, Beeé.Era o Cabra Cabrez, que lá estava de olhos arregalados.
- EU SOU O CABRA CABREZ VAI EMBORA COELHINHO, QUE DE UM EU FAÇO TRÊS.
- Aí, que susto, que perigo e agora ? Como é que eu vou entrar na minha toquinha ? Ahh, já sei, vou chamar um amigo para me ajudar.
O coelhinho muito aflito chamou o Cabrito e o Cabrito foi chegando e foi berrando:
- Meeé, Meeé !Mas, o Cabra Cabrez, nem se assustou e ainda berrou:
- EU SOU O CABRA CABREZ VAI EMBORA CABRITINHO, QUE DE UM EU FAÇO TRÊS.
E o Cabritinho saiu correndo, tremendo, tremendo, de medo.Mas, o Coelhinho não desanimou, ele foi bem devagarinho e chamou o Boi. O Boizinho veio e mugiu, mugiu:
- Muuú, Muuú !Mas, o Cabra Cabrez nem ouviu e ainda berrou:
- EU SOU O CABRA CABREZ VAI EMBORA SEU BOIZINHO, QUE DE UM EU FAÇO TRÊS.
E o Boizinho saiu correndo, tremendo, tremendo de medo.Coitado do Coelhinho, muito assustado entrou pelo mato e foi chamar o Gato.E o Gatinho foi chegando e foi miando:
- Miau, Miau !
Mas o Cabra Cabrez nem se assustou e ainda berrou:
- EU SOU O CABRA CABREZ VAI EMBORA SEU GATINHO, QUE DE UM EU FAÇO TRÊS.
E o Gatinho saiu correndo, tremendo, tremendo de medo.E o Coelhinho cada vez mais assustado subiu o morro e chamou o cachorro.E o cachorrinho chegou latiu e latiu:
- Au, Au !
Mas o Cabra Cabrez nem ouviu e ainda berrou:
- EU SOU O CABRA CABREZ VAI EMBORA CACHORRINHO, QUE DE UM EU FAÇO TRÊS.
E o cachorrinho saiu correndo, tremendo, tremendo de medo.
Coitadinho do Coelhinho desanimado começou a chorar:
- Ai, Ai, Ai, eu não posso mais entrar na minha toquinha, ai como eu sou infeliz, como eu sou.
Porém, nesse momento, um mosquitinho bem pequenininho pousou na ponta do seu nariz e fez:
- Zum, Zum ! Não chore coelhinho eu vou tirar o Cabra Cabrez de sua toca.
- Você um mosquitinho, tão pequenininho, não pode ser.
- Pode sim, você vai ver.
E assim dizendo o Mosquitinho foi bem devagarinho e entrou de uma vez lá no fundo do ouvido do Cabra Cabrez e começou a fazer:
- Zum, Zum, Zum!
E o Cabra Cabrez começou a gritar:
- Socorro, Socorro, Socorro ! Estou perdido, que zumzum é esse, que entrou no meu ouvido. Zum, zum, zum.E saiu em disparada pelo meio da estrada.
E assim o Coelhinho todo feliz pode voltar para a sua toquinha carregado de cenouras até a ponta do nariz.
E a noite chegou o Cabritinho:
- Meeé, Meeé, o Boizinho
- Muuú, Muué , o Gatinho
- Miau, Miau , o Cachorrinho
- Au, Au e o Mosquitinho
- Zum, Zum e fizeram a mais bonita festa, que já se viu no meio da floresta.


Fonte:
História detalhada retirada do blog de Andreza Melo Menezes. Disponível em: <http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2008/03/o-cabra-cabrez.html > Acesso em: 2/07/2012


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Imagine um mundo diferente - Imagine, John Lennon...

Objetivo:

  • Complementar as atividades de ciências já desenvolvidas nas aulas " Impactos Ambientais" e "Fabrica de Ideias", refletindo sobre as mudanças que estão ocorrendo no planeta,
  • Ler, traduzir e interpretar a música Imagine de John Lennon em sala de aula,
  • Ensaiar,
  • Cantar na "Feira das Ciências"




quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Frações

Objetivos:
  • Resolver desafios matemáticos envolvendo frações fixando os conteúdos já apresentados em sala de aula.

1) Vamos "refletir sobre os diferentes conceitos de fração"
Primeiro assista ao vídeo abaixo:


Revista Nova Escola Online - O Enigma das Frações
2) Exercite o conhecimento de numerador e denominador em : 


3) Identifique os valores das frações em :


4) Escreva por extenso as frações:
Antes assista ao vídeo abaixo:



5) Frações Equivalentes... pendure o rabo do macaco... http://www.fractionmonkeys.co.uk/activity/





Contos de Mistério

Objetivos 
Fornecer orientação específica aos alunos para escreverem seus contos de mistério. 

Conteúdos específicos 
- Elementos da narrativa,
- Estrutura da narrativa,
- Leitura de contos de suspense,
- Apresentação oral dos contos com boa dicção, entonação e tom de voz audível,

- Escrita de um conto

1) Você já ouviu falar em Contos de Mistério? Conhece alguma história? Já viu algum filme?

3) Todo conto é uma narrativa e " deve elucidar os acontecimentos, respondendo às seguintes perguntas essenciais:


"O QUÊ? - o(s) fato(s) que determina(m) a história;
QUEM? - a personagem ou personagens;
COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos;
ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrência
QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos;
POR QUÊ? - a causa do acontecimento "

3) Vamos ler os textos abaixo para conhecer diferentes contos de mistério...



a) O menino que viu uma coisa.

b) O monstro pé de galinha

c) Caio?

d) O mistério da casa mágica

e) O mistério da casa fantasma


4) "A estrutura de um conto pode ser a seguinte: 
Uma situação inicial onde se expõe o assunto, o lugar ou a ação que vai acontecer. A complicação ou o problema que vai se apresentando gradativamente. O clímax que a complicação elevada ao máximo de suspense. E o desfecho que soluciona ou tenta solucionar o problema. "

Agora procure no texto abaixo  todos estes pontos e sublinhe-os...

5) Agora é você quem termina o conto colocando "o desfecho que soluciona ou tenta solucionar o problema"

 O Mistério do Velho Casarão

Perto do rio existia um casarão muito antigo...
Ele estava abandonado há mais de 100 anos...
Sempre que ia passar as férias na casa de sua Avó, ele olhava admirado para aquela grande e a misteriosa casa e dizia:.
- Aposto que ali tem um Mistério..


Aquele menino adorava passar as férias na casa de sua Avó.
Ele gostava de subir num morro que tinha lá, e ficar olhando os meninos de uma Favela brincando com suas pipas.
- Minha Vó disse que, eles moram aí porque não tem pra onde ir. Não sei como aquelas casas não caem lá de cima...


Do mesmo morro, ele podia ver uma coisa que o deixava muito triste e abatido.
Era um lixão, onde os meninos da favela catavam coisas para vender e restos de comida.
E ele pensava:
- Pra comer comida do Lixo só mesmo quem está com muita fome...


Mas, como ele estava de férias precisava se divertir também.
Então ele foi brincar com sua Pipa. Aquela era a sua brincadeira favorita.
Corria pelo mato, descansava um pouco. Corria de novo, e no fim da brincadeira ficava com tanta fome, que repetia o prato.
Sua Avó adorava isso.


Então, uma tarde, o cordão da sua Pipa se quebrou e ela voou para longe.
Ele desesperado correu tentando alcançá-la.
- Preciso pegá-la de volta. Vou atrás e quando ela cair eu pego - ele disse
E correu atrás sempre olhando para cima para não perder de vista.


É claro que ele não conseguiu reaver sua Pipa.
Quando olhou em volta percebeu que estava em um lugar, onde nunca estivera antes.
Então, ao olhar para baixo viu uma coisa que o deixou intrigado.
Era um pequeno Rolo de papel amarrado com uma fita e com uma parte enterrada no chão.


- Deve ter sido a enchente de ontem que o desenterrou - Ele disse enquanto se abaixava para ver o que era.
Ao abrir o pequeno Rolo, ele percebeu que havia achado uma espécie de Mapa.
E quase sem voz de tão surpreso, ele exclamou:
- Essa não, é um verdadeiro Mapa de um Tesouro!


Então ao examinar o Mapa, ele disse espantado:
- Aqui diz que lá no Velho Casarão abandonado existe um Tesouro escondido!
Assim, Sem perder tempo ele saiu pelo mato em direção ao Velho Casarão.
Ao avistá-lo de cima de um morro, ele sentiu um calafrio.


Mas, ele estava muito decidido e disse:
- Vou achar esse Tesouro de qualquer jeito!
Então, ele desceu devagar do morro, e logo chegou no pátio em ruínas da Velha Casa.
- Puxa, ela é bem maior do que eu pensava - disse admirado.


Antes de entrar ele deu mais uma olhada no Mapa e disse:
- Aqui diz que o Tesouro está lá dentro, encondido num quarto secreto.
Assim, ele enrolou o Mapa e empurrou a imensa porta da Casa.
Ao abrir, a porta fez um barulho tão esquisito que ele quase desistia de entrar.


Ele ficou espantado com o tamanho da Casa por dentro.
Viu que tudo estava em ruínas e que havia muitas coisas quebradas espalhadas pelo chão.
Ele então pensou consigo mesmo:
- O que será que aconteceu aqui pra tudo estar abandonado e em ruínas...


Como a luz do Sol entrava pelos buracos no telhado, lá dentro não estava muito escuro. Ele procurou uma mesa, abriu o Mapa sobre ela, e pensou:
- Preciso dar mais uma olhada no Mapa para saber o que devo fazer agora que já estou dentro da Casa... Humm, aqui diz vá pelo corredor que tem a parede Verde, ache a passagem secreta e procure a parede com uma Argola...


Não demorou muito para ele achar o corredor de parede Verde.
Quando ele começou a andar pelo corredor, pisou numa tábua solta e esta acionou um mecanismo que fez abrir uma passagem secreta na Parede ao seu lado. Ele levou o maior susto, quando viu uma parte da Parede se abrir sozinha, e exclamou entusiasmado:
- Só pode ser o quarto secreto...


Ele entrou no quarto secreto e viu que o mesmo era um depósito muito antigo, das coisas da Casa.
Outra coisa que ele viu, foi logo abaixo da escadaria, um grande paredão com uma grande Argola presa nas pedras.
Então, muito contente, ele disse:
- É a parede de pedra e a Argola que o Mapa descreve...


Ele Mal via a hora de achar o Tesouro escondido. Como já sabia o que fazer, subiu sobre uma pedra junto da parede da Argola e disse:
- Conforme está no Mapa, basta puxar com força a Argola e algo vai acontecer...Vamos lá...
E usando toda sua força, puxou a grande argola. Uma Pedra começou a sair do Paredão.


Quando a Pedra caiu da Parede, ele viu que ela escondia um compartimento secreto. Ao olhar lá dentro, ele mal pode respirar com o que viu... 

6) Agora vamos acessar um conto de mistério e analisar todas as suas características:
Clique em...
https://docs.google.com/document/d/1LRreieU8zQoPzSpUJno6EgQLKdz2_RCSXZBVZEiaIvA/edit

Fontes:

Objetivos e conteúdos retirados da Revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/contos-sem-misterio-algum-426222.shtml> Acesso em: 2/07/2012)
O Mistério do Velho Casarão. Disponível em:<http://www.escolatempodecrianca.com.br/conto_03.html> Acesso em: Acesso em: 2/07/2012