domingo, 24 de junho de 2012

A nossa voz nos poemas...

Objetivos:
  • Ler e apreciar poemas,
  • Escolher um poeta lendo suas poesias,
  • Discutir a respeito da vida e da obra de um poeta,
  • Redigir uma pequena biografia do poeta ou poetiza,
  • Descrever as principais características do gênero poesia,
  • Ler com fluência e entonação para gravar a voz em um podcast,
  • Compartilhar a experiência com colegas de outras turmas,
  • Incentivar a escrita de poemas.
1) Quem de vocês já ouviu poesia? 
Vocês conhecem algum poeta ou poetiza?

2) Vamos ler alguns poemas e escolher um para 
sabermos mais sobre seus autores...

3) Vamos conhecer ...




4) Quando vocês forem na biblioteca peçam para ler poesias,ok?

5) Escolheram um poeta? 
Gostaram de algum outro?
Quem vocês gostariam de conhecer melhor?

6) Agora vamos saber mais sobre os autores:

José Paulo Paes
Links para consulta:

Elias José
Links para consulta:

Pedro Bandeira
Links para consulta:

7) Vamos leros textos, retirar o que achamos mais interessante e significativo da vida do auutor e formular um texto.

8) Vamos treinar as poesias do autor que escolhemos? Fique craque na leitura...peça ajuda para a sua professora!

9) Já fizemos o texto biográfico, já treinamos a leitura das poesias, descobrimos em sala de aula as características do gênero poesia, agora vamos gravar a nossa voz e fazer um podcast?

Aguardem mais detalhes sobre PODCAST...


10) É a hora de produzir a sua poesia!


a) A turma vai escolher entre poesia de Cordel e Limerique.


b) Depois vai conhecer um pouco sobre as características deste tipo de poesia.


Acesse http://educarparacrescer.abril.com.br/poesia/ e boa aventura...


c) Agora é só produzir a sua com a ajuda do seu colega! Mãos à obra!!!!!!!!!!!


Fonte: Atividade sugerida pela professora Fernanda Maurício Simões no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40840

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A Cápsula do Tempo...

Objetivo:
  • Construir uma cápsula do tempo e nela colocar informações sobre os tempos atuais e previsões sobre o futuro,
  • Registrar na forma de imagens (fotografias), desenhos, textos e vídeos;
  • Preservar a identidade cultural atual,com uma parte da própria história de cada aluno que cursou o 5º ano,
  • Enterrar a cápsula no pátio da escola para que seja aberta em 15 de junho de 2027.
Como será o mundo daqui a 15 anos?




Segundo o blog ViverdeEco, a cápsula do tempo "consiste num recipiente projetado para armazenar objetos e informações com o intuito de que estes sejam encontrados pelas gerações futuras."

Fonte: http://www.tecnosapiens.com.br/2010/09/projeto-capsula-do-tempo-viverde-eco/


Como era o nosso bairro? A nossa escola?
Como você acha que ela será daqui a 15 anos?

O Bairro Vila Nova Hoje!!!
2012


Em um mundo onde muitas crianças aprendem a digitar antes mesmo de aprender a escrever, o que elas achariam de objetos que foram grandes novidades ontem, mas já viraram peças de museu hoje? O Itaú fez o teste.



E você ? Como acha que será o mundo?
Como será o futuro?



Escreva e desenhe...
Roteiro para a escrita...

1) Informe a data de hoje.
2) Informe o seu nome completo, idade, série.
3) Escreva como está a sua vida agora: com quem você mora,onde mora, que recursos usa para se comunicar com as pessoas.
4) Fale sobre você: seus gostos atuais, melhores amigos, animais de estimação, desenho favorito, música favorita, filme mais marcante.
5) Relate as mudanças que você imagina que acontecerão com : você, o bairro, a escola.
6) Deixe uma mensagem para você para daqui a 15 anos.
7) Como você espera que esteja : o trabalho ( novas profissões) , vida social (como as pessoas vão se relacionar) , vida familiar ( casamentos,filhos), instrução ( como as pessoas irão estudar e aprender).

Depois de assistir os vídeos os alunos desenharam e escreveram cartas para si mesmos, que serão  abertas em 2027.
Agora vamos escrever em uma cápsula do tempo virtual!
 Siga as instruções da professora.
Acesse http://www.futureme.org/ e envie a sua mensagem.

Enterrando a cápsula do tempo!!!!



Avaliação

Vamos relatar a nossa experiência com a Cápsula do Tempo!!!!
Nome:
Série:
Responda as perguntas abaixo na forma de texto!

·Fale sobre as aulas que ocorreram no laboratório de informática e na sala de aula. Você viu algum vídeo?  O que você aprendeu? O que foi comentado pela professora e pelos colegas?
·Você escreveu uma carta e desenhou. O que você escreveu e desenhou? Por quê?
·Você aprendeu alguma coisa com esta atividade? Você refletiu sobre o seu futuro? Faça comentários sobre isso.
·Você deixou uma mensagem para você na sua carta. O que você espera para o futuro?
·No que o laboratório de informática ajudou você? Os vídeos ajudaram de alguma maneira?
·Você mostrou o blog para a sua família? Eles gostaram da ideia? 

 Para saber mais sobre o dia da Família na Escola e a Cápsula do Tempo entre na Página Atividades e Eventos

Outras ideias: Você também poderá enviar sua mensagem pelo site http://capsuladotempo.com.br/ e recebe-la daqui a 10 anos.


terça-feira, 5 de junho de 2012

Multiplicando e Dividindo ( Parte 2)

Objetivos:
-Compreender a multiplicação e divisão por dois números;
-Calcular em jogos on-line,
-Resolver problemas matemáticos,
-Resolver multiplicação e divisão entre números de dois algarismos.


Multiplicação entre números de dois algarismos

1) Vamos clicar na animação e descobrir as diferentes maneiras de multiplicar , resolvendo o problema matemático...

Clique em http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?matematica-numeros-2.swf


Agora resolva no seu caderno o problema de várias maneiras diferentes e compartilhe as suas ideias com os colegas!


2) Vamos assistir a primeira parte deste vídeo e logo após resolver o calculo matemático que foi resolvido nele!!!
Preste bastante atenção na explicação!!!!


Agora vamos resolver no caderno: 128X 56=
Resolveram?
Vamos assistir novamente o vídeo e fazer as correções necessárias!!!!





Agora é a sua vez...
Resolva a multiplicação no seu caderno e depois coloque a resposta no jogo para ver o resultado...


Selecione a opção multiplicação e escolha 4 casas no 1º fator e 2 casas no 2º fator:


http://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4289 

(Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UnSyPjKvq0o&feature=channel)





3) Vamos assistir a primeira parte deste vídeo e logo após resolver o cálculo matemático que foi resolvido nele!!!
Preste bastante atenção na explicação!!!!



Agora vamos resolver no caderno: 1237 / 24=
Resolveram?
Vamos assistir novamente o vídeo e fazer as correções necessárias!!!!


4) Fixando a aprendizagem! Entre no link e divirta-se aprendendo divisão...
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6404